Conhecendo o Programa

Como parte integrante dos projetos desenvolvidos pela FUNDACÍON MAPFRE, o Programa Educação Viária é Vital promove ações relacionadas à segurança da população, com especial atenção à Segurança Viária. Trata-se de um Programa integrado às propostas curriculares das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento. A ideia é que alunos e professores envolvam-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.  O Programa favorece, dessa maneira, a implementação de ações que visem à melhoria nas condições de circulação em vários níveis. A partir, portanto, do desenvolvimento desses projetos nas escolas, espera-se promover uma convivência mais harmoniosa nos espaços compartilhados, de modo a incentivar uma circulação mais segura, eficiente e, acima de tudo, mais humana.  

O Programa Educação Viária é Vital trabalha de forma especial com o tema "Educação para o trânsito", e busca incentivar a pesquisa e compreensão do trânsito, a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos.

O HISTÓRICO DO PROGRAMA

Inicialmente concebido para a realidade espanhola, o Programa Educação Viária é Vital chegou ao Brasil em 2004, quando foi adaptado e implantado em escolas públicas da Rede Estadual do Estado de São Paulo. A parceria com a Secretaria de Educação Estadual estendeu-se por quatro anos (2004 a 2007) e atendeu a mais de 3 milhões de alunos e, aproximadamente, 100.000 professores.

Entre 2006 e 2008, a FUNDACÍON MAPFRE ampliou sua atuação, levando o Programa para a Região Nordeste. Por meio das parcerias realizadas com a Secretaria de Educação do Maranhão e a Secretaria Municipal de Educação de São Luís, o Programa iniciou um processo de expansão pelo território nacional. Essa fase de expansão foi potencializada em 2009 e 2010 com a inclusão das regiões Centro-Oeste e Sul, além de vários municípios da Região Sudeste.

Em 2011, o Programa foi reformulado, adequando suas estratégias à realidade brasileira e ao público alvo, afinando seu foco e sua proposta de ação, que teve também – como base e orientação – a avaliação de todos os parceiros ao longo dos anos. 

A missão maior do Programa Educação Viária é Vital é auxiliar na redução dos elevados índices de acidentes de trânsito a partir de ações educativas que investem em comportamentos básicos para uma convivência de respeito e paz. A ideia é promover condições de um deslocamento seguro, de maneira que as crianças e adolescentes comecem, desde cedo, a adquirir hábitos que contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, seguros, informados e respeitosos em relação à segurança viária e à própria vida.

O programa atua, direta e indiretamente, com os seguintes temas:

  • compreensão e aquisição de valores éticos e de sustentabilidade;
  • desenvolvimento da consciência de cidadania e de hábitos seguros e solidários para uma boa convivência no trânsito;
  • ações que visem à redução e prevenção de acidentes no trânsito;
  • práticas pedagógicas adequadas à educação para o trânsito como tema transversal.

Nesse contexto, e num alinhamento com os princípios e esforços das gerências de Educação Para o Trânsito dos DETRANs (Departamentos Estaduais de Trânsito), em 2013, ampliamos nossa linha de ação, experimentando parcerias com DETRANs de alguns estados.

Em função dos resultados e efeitos produzidos por essa iniciativa, o Programa vem ampliando ainda mais sua abrangência, tanto em relação ao território, como também, em relação às parecerias, somando esforços nas ações de educação para o trânsito e luta pela preservação da vida.

Última atualização: Monday, 27 Jun 2016, 21:28