Programa Educação Viária é Vital

Educação para o trânsito nas Escolas Brasileiras

Logo Educação Viária é Vital

Iniciação > Educação e Divulgação > Segurança Viária > Educação Viária é Vital

Educação Viária é Vital busca contribuir com a redução dos elevados índices de sinistros de trânsito a partir de Projetos realizados por alunos(as) regularmente matriculados no Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e também por professores, nos territórios onde o Programa é implantado.

O Programa trata-se de um conjunto de atividades integradas às disciplinas e aulas, que tem por objetivo tornar a circulação mais segura, justa e eficiente, envolvendo os estudantes e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas a escola, e levando-os a elaborar e implementar projetos que visem melhorias nestas condições da mobilidade. Essas ações educativas podem ser aulas, palestras, exibição de filmes, realização de shows, peças de teatro sobre segurança viária ou até mesmo a mobilização e articulação do poder público e da sociedade local.

Educação Viária é Vital proporciona aos professores e alunos a oportunidade de adquirir conhecimento de forma altamente participativa e autônoma, tornando-os protagonistas do próprio processo de aprendizagem. Para tanto, as atividades propostas em sala de aula partem de problemas e situações reais, a fim de gerar debate, reflexão e pensamento crítico.

Objetivos:

  • Envolver os alunos na observação, análise e crítica das condições de circulação viária em todos os seus ambientes de convivência;
  • Promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentro e fora da escola;
  • Favorecer a adoção de Competências, Habilidades e Atitudes que favoreçam a formação cidadã e o convívio social;
  • Dar visibilidade a projetos escolares que se destacam na implementação de ações educativas sobre circulação viária.

INSCRIÇÕES 2024

ETAPA 1 – INSCREVA-SE

    1. Em «Identificação de usuário» digite seu nome e sobrenome, em minúsculo, seguido de algum número (exemplo: nomeesobrenome81)
    2. Escolha uma senha com no mínimo 8 caracteres: com maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. ex. Mapfre@2024.
    3. Preencha os demais campos do cadastro e escolha seu município na lista que irá aparecer e em seguida clique no botão «Criar minha conta»
    4. Você irá receber um e-mail com um link de confirmação do cadastro para que possa ser validado. (Verifique sua caixa de SPAM caso não receba).
  1. Será necessário fazer o acesso com o usuário e senha já criados na plataforma Campus Fundación MAPFRE. Use seu e-mail no «nome de usuário» e se não lembrar a senha, acesse a página de “Esqueci a Senha” para gerar uma nova.
  2. Após realizar o login, retorne a este site e clique no botão de inscrição abaixo.
  3. Pronto, basta ACESSAR O CURSO e realizar as atividades propostas.

    ETAPA 2 – ACESSO AO CURSO EVV – 2024

    Após realizar a sua inscrição na etapa 1, é necessário acessar o ambiente do curso online através do link abaixo:

    SUPORTE TÉCNICO: caso necessite de ajuda, entre em contato através do Formulário de Contato:

    Também lhe pode interessar